Resumo:
A Educação Física escolar aborda a cultura corporal através dos temas transversais, em
concordância com a BNCC, focando em conhecimentos conceituais, procedimentais e
atitudinais. Através de uma revisão bibliográfica, o presente estudo aponta para observações
realizadas no âmbito escolar, marcando as escolhas esportivas para afirmação de estereótipos
de gênero, bem como para a ideia de que a escolha do esporte tende a influenciar na opção
sexual dos praticantes, visando entender o porquê dos esportes ainda serem rotulados por gênero
de acordo com a intensidade do esforço exigido na prática esportiva, mesmo que de maneira
camuflada, velada e inconsciente. Também se expõem meios de intervenções que possam vir a
promover uma abordagem mais inclusiva e igualitária, valorizando a participação de todos os
alunos. Destacando o voleibol por manter alunos ativos, promovendo o desenvolvimento social
e o trabalho em equipe, além de ensinar a lidar com os desafios, mostrando a importância que
os educadores tem ao incentivar a inclusão e a quebra de estereótipos na formação de cidadãos
críticos e conscientes. Efetuou-se uma Revisão Bibliográfica, com curadoria de publicações em
plataformas digitais de pesquisa, d’onde foram selecionadas cinco publicações que tratavam do
tema em análise nos últimos dez anos, haja visto a escassez de desenvolvimento nesta vertente
de pesquisa, mesmo sendo uma problemática real e ativa.
Descrição:
REIS, Leticia Sousa dos. O jogo sem gênero: possibilidades de um voleibol escolar sem bloqueios. 2024. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.