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No ensino de Química, os jogos se apresentam como recursos didáticos que podem
contribuir para a aprendizagem ativa e melhoria do interesse dos estudantes por
esta ciência. Neste estudo, objetivamos investigar as vantagens e desafios do uso
de um jogo escape room como ferramenta pedagógica na aprendizagem de
conteúdos químicos. Por meio de pesquisa qualitativa, analisamos as habilidades e
conhecimentos de 13 (treze) estudantes do 9º ano do ensino fundamental em
relação ao jogo escape room intitulado: uma caçada ao Dr. Spencer Reid. Os dados
foram alcançados a partir de observações diretas durante o jogo, bem como um
questionário, com 5 (cinco) questões subjetivas, proposto aos estudantes, sendo
interpretados a partir da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o jogo
escape room favoreceu o desenvolvimento de várias habilidades, incluindo trabalho
em equipe, colaboração, gestão do tempo, planejamento e estratégias de resolução
de problemas. Portanto, ao se envolverem nos desafios do escape room, os
estudantes refletiram sobre conteúdos químicos, tais como: modelos atômicos,
ligações químicas, ácidos e bases, organização da tabela periódica e evidências de
reações químicas. Concluímos que o escape room enquanto recurso pedagógico no
ensino de Química proporcionou envolvimento ativo dos estudantes na construção
de conhecimentos, além de mobilizar habilidades relevantes para a formação
científica e cidadã. |
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