UEPB - Repositório Digital

E se escapássemos da sala? o escape room enquanto possibilidade nas aulas de Química

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brandao, Anna Erly de Souza
dc.date.accessioned 2024-07-24T14:08:24Z
dc.date.available 2024-07-24T14:08:24Z
dc.date.issued 2024-06-28
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32504
dc.description BRANDÃO, Anna Erly de Souza. E se escapássemos da sala? O escape room enquanto possibilidade nas aulas de Química. 2024. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract No ensino de Química, os jogos se apresentam como recursos didáticos que podem contribuir para a aprendizagem ativa e melhoria do interesse dos estudantes por esta ciência. Neste estudo, objetivamos investigar as vantagens e desafios do uso de um jogo escape room como ferramenta pedagógica na aprendizagem de conteúdos químicos. Por meio de pesquisa qualitativa, analisamos as habilidades e conhecimentos de 13 (treze) estudantes do 9º ano do ensino fundamental em relação ao jogo escape room intitulado: uma caçada ao Dr. Spencer Reid. Os dados foram alcançados a partir de observações diretas durante o jogo, bem como um questionário, com 5 (cinco) questões subjetivas, proposto aos estudantes, sendo interpretados a partir da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o jogo escape room favoreceu o desenvolvimento de várias habilidades, incluindo trabalho em equipe, colaboração, gestão do tempo, planejamento e estratégias de resolução de problemas. Portanto, ao se envolverem nos desafios do escape room, os estudantes refletiram sobre conteúdos químicos, tais como: modelos atômicos, ligações químicas, ácidos e bases, organização da tabela periódica e evidências de reações químicas. Concluímos que o escape room enquanto recurso pedagógico no ensino de Química proporcionou envolvimento ativo dos estudantes na construção de conhecimentos, além de mobilizar habilidades relevantes para a formação científica e cidadã. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Quézia Raquel Ribeiro da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Aprendizagem ativa pt_BR
dc.title E se escapássemos da sala? o escape room enquanto possibilidade nas aulas de Química pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta