Resumo:
Sabendo que a formação dos professores envolve muitas discussões sobre os estágios, e como esses impactam o futuro docente tanto na vida profissional quanto pessoal, este trabalho teve como objetivo relatar sobre os desafios do ensino básico na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública da cidade de Campina Grande, identificando e apontando as dificuldades e promovendo uma reflexão de como as reduzir ou eliminar. Para isso, foram caracterizados os estudantes, escola e sala de aula e apresentados os planos de aula dos estágios supervisionados, através de uma abordagem qualitativa descritiva, relatando os desafios encontrados durante o período de estágio. A partir desse relato foi possível verificar que existem diversas dificuldades na educação de jovens e adultos, que envolvem não apenas a estrutura física e material da escola, mas também a disciplina do aluno e a sua realidade de vida, além da necessidade de reformas que garantam as prioridades da educação básica e do ensino para jovens e adultos. Diante do exposto, destaco a importância da oportunidade de vivenciar o estágio, contribuindo para a formação dos professores, de maneira que possam buscar uma melhoria nessa área de ensino, reduzindo os desafios que impedem o seu desenvolvimento.
Descrição:
CAMPOS, Lucila de Araujo. Desafios do Ensino Básico na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública no município de Campina Grande - PB: relato de experiência. 2024. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.