UEPB - Repositório Digital

Monitoria do Componente Curricular Lutas: Um Relato de Experiência.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Marques, Matheus Vasquez
dc.date.accessioned 2024-07-25T10:57:53Z
dc.date.available 2024-07-25T10:57:53Z
dc.date.issued 2024-06-26
dc.identifier.other CDD 796.07
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32510
dc.description MARQUES, Matheus Vasquez. Monitoria do componente curricular lutas: um relato de experiência. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A relação entre lutas, monitoria e educação física é profundamente interconectada, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo. As artes marciais, enquanto disciplinas físicas, não apenas desenvolvem habilidades motoras e de autodefesa, mas também fomentam valores essenciais como respeito, disciplina e autocontrole. A monitoria, por sua vez, desempenha um papel crucial na mediação desse conhecimento, permitindo que monitores bolsistas apliquem e compartilhem suas experiências teóricas e práticas com os alunos. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) relata a experiência da monitoria do componente curricular "lutas" do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, realizado nos semestres de 2022.2 e 2023.1. O trabalho apresenta a definição e história das lutas, os principais tipos, com ênfase no contexto acadêmico, e a realidade da monitoria na universidade. A experiência é descrita qualitativamente e bibliograficamente, destacando a importância da monitoria para o processo de ensino e aprendizagem, a democratização do conhecimento sobre lutas, e os benefícios dessa prática. A monitoria visa integrar os alunos, enriquecer o currículo e auxiliar os professores. O estudo justifica-se pela necessidade de entender os fatores que influenciam o desenvolvimento dos alunos. O trabalho está dividido em cinco partes partes: definição e história das artes marciais, as lutas na escola, definição e história da monitoria, a monitoria no processo de ensino e aprendizagem experiência da monitoria e considerações finais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Josenaldo Lopes Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject lutas pt_BR
dc.subject artes marciais pt_BR
dc.subject monitoria pt_BR
dc.subject educação física pt_BR
dc.title Monitoria do Componente Curricular Lutas: Um Relato de Experiência. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta