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Jogos no ensino de química: o que dizem os artigos da III e IV edição do JALEQUIM?

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dc.contributor.author Oliveira, Maria Mônica Nascimento de
dc.date.accessioned 2024-07-25T11:44:02Z
dc.date.available 2024-07-25T11:44:02Z
dc.date.issued 2024-06-26
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32511
dc.description OLIVEIRA, Maria Mônica Nascimento de. Jogos no Ensino de Química: O que dizem os artigos da III e IV edição do JALEQUIM?. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, as atividades lúdicas oportuniza uma aprendizagem de forma autônoma, motivadora, e que desperte o interesse do aluno, é uma ferramenta didática, que possibilita a aquisição do conhecimento de forma proativa, divertida e prazerosa, transformando a aprendizagem passiva pouco atrativa em um processo divertido e estimulante. A utilização desses recursos nas aulas de Química tem se mostrado um método alternativo muito favorável, para tornar as aulas dessa ciência mais atraente, sólida e prazerosa, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativos e consequentemente fortalecendo a relação entre os alunos e o professor. Nesse contexto, o presente trabalho trata de um procedimento técnico bibliográfico o qual objetiva analisar e caracterizar as publicações dos anais do Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (JALEQUIM), nas edições III e IV, publicada nos anos de 2018 e 2021, referentes à utilização de jogos didáticos no ensino de química. A análise dos resultados mostrou que a maior parcela dos artigos publicados é voltada para utilização de jogos competitivos no Ensino Médio, com foco no conteúdo de química orgânica e propriedades periódicas, sendo utilizados de forma complementar ou como feedback no desfecho do conteúdo abordado em sala de aula. Portanto, percebe-se que a utilização dos jogos e atividades lúdicas como experiência de aprendizagem torna o processo educacional mais divertidos, eficiente e motivador, promovendo assim a proatividade na formação cognitiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Me. Nataline Cândido da Silva Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Jalequim pt_BR
dc.title Jogos no ensino de química: o que dizem os artigos da III e IV edição do JALEQUIM? pt_BR
dc.type Other pt_BR


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