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Atualmente, as atividades lúdicas oportuniza uma aprendizagem de forma autônoma, motivadora, e que desperte o interesse do aluno, é uma ferramenta didática, que possibilita a aquisição do conhecimento de forma proativa, divertida e prazerosa, transformando a aprendizagem passiva pouco atrativa em um processo divertido e estimulante. A utilização desses recursos nas aulas de Química tem se mostrado um método alternativo muito favorável, para tornar as aulas dessa ciência mais atraente, sólida e prazerosa, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativos e consequentemente fortalecendo a relação entre os alunos e o professor. Nesse contexto, o presente trabalho trata de um procedimento técnico bibliográfico o qual objetiva analisar e caracterizar as publicações dos anais do Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (JALEQUIM), nas edições III e IV, publicada nos anos de 2018 e 2021, referentes à utilização de jogos didáticos no ensino de química. A análise dos resultados mostrou que a maior parcela dos artigos publicados é voltada para utilização de jogos competitivos no Ensino Médio, com foco no conteúdo de química orgânica e propriedades periódicas, sendo utilizados de forma complementar ou como feedback no desfecho do conteúdo abordado em sala de aula. Portanto, percebe-se que a utilização dos jogos e atividades lúdicas como experiência de aprendizagem torna o processo educacional mais divertidos, eficiente e motivador, promovendo assim a proatividade na formação cognitiva. |
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