dc.contributor.author |
Bezerra, Karollayne da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-25T12:16:41Z |
|
dc.date.available |
2024-07-25T12:16:41Z |
|
dc.date.issued |
2024-06-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 796.44 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32513 |
|
dc.description |
BEZERRA, Karollayne da Silva. Explorando a ginástica com alunos do 2° ano do ensino fundamental: um relato de experiência. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo tem como objetivo descrever a experiência vivenciada como bolsista do PIBID/UEPB/Educação Física a partir do desenvolvimento do conteúdo de ginástica com crianças da turma do 2° ano do ensino fundamental em uma escola pública na cidade de Campina Grande-PB. A experiência em tela, se desenvolveu no período que compreendeu o 3º bimestre da escola, nos meses de Agosto e Setembro de 2023 como recorte do PIBID desenvolvido ao longo de 18 meses. Considerando a importância da ginástica nessa faixa etária e como ela pode favorecer o desenvolvimento das crianças ao longo das aulas de Educação Física, podendo tornar a vivência das crianças uma possibilidade inovadora na área da Educação Física. Como caminho metodológico a pesquisa é fundamentada em um estudo bibliográfico e no relato de experiência da prática pedagógica da bolsista do PIBID, a fim de analisar as potencialidades do conteúdo ginástica nos anos iniciais do ensino fundamental. Durante as aulas utilizou-se de atividades diversas que trabalhavam o conteúdo ginástica de forma indireta, bem como atividades específicas que trabalhavam movimentos mais complexos e elaborados da ginástica. Como resultados, pôde-se concluir que a participação efetiva dos alunos agrega as aulas para uma aprendizagem significativa, estimulando as habilidades e proporcionando um desenvolvimento integral dos alunos. A atuação como bolsista nesse programa proporcionou uma visão ampliada sobre a importância das práticas pedagógicas diversificadas e seu impacto significativo na formação e no desenvolvimento integral dos alunos. A oportunidade de aplicar e refletir sobre essas práticas têm o potencial de preparar melhor para a vida docente, destacando a importância de um ensino que integra diversas abordagens e conteúdos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Maria Goretti da Cunha Lisboa |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ginástica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID |
pt_BR |
dc.title |
Explorando a ginástica com alunos do 2° ano do ensino fundamental: um relato de experiência |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |