Resumo:
Este trabalho tem por objetivo analisar como a Etnomatemática vem sendo discutida nos Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática (EPBEM), promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBEM-PB). A motivação surgiu durante o curso de Matemática e foi incentivada pelo orientador, somando-se à experiência de infância da autora. Dessa forma, temos que a Etnomatemática, foi o termo utilizado na década de 1970 para definir o estudo da matemática desenvolvida por grupos culturais. A busca dos trabalhos foi feita no “Eixo Etnomatemático e Educação Matemática”. Foi feita uma pesquisa qualitativa e bibliográfica nos artigos disponíveis e publicados no EPBEM nas edições 8, 9, 10, 11 e 12, visto que essas foram as edições que estão disponíveis online. Os temas discutidos abordaram aplicações da Etnomatemática no ensino infantil, fundamental e EJA (Educação de jovens e adultos), no campo, e suas relações sociopolíticas, nos permitindo ter uma amostra do que vem sendo falado no contexto paraibano sobre Etnomatemática.
Descrição:
AZEVEDO, Luana Moura de. Etnomatemática: O que vem sendo discutido nos anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática (EPBEM). 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.