Resumo:
O presente trabalho de pesquisa investigou as dificuldades nas operações matemáticas básicas
enfrentadas pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e
Adultos (EJA). Desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa, elaboramos um
questionário para alunos de uma escola pública, na cidade de Cubati, estado da Paraíba. A
pergunta que norteou nossa pesquisa foi: Ainda existem dificuldades nas quatro operações
básicas em alunos do 3º ano do Ensino Médio da EJA? A partir de nossos resultados, podemos
afirmar que as operações básicas ainda são um déficit muito grande por parte dos alunos,
principalmente na EJA, onde é necessária essa flexibilização do currículo. Esperamos que
através de nossa pesquisa sobre as dificuldades nas operações matemáticas básicas, seja
revisada a proposta de criação de um ambiente escolar acolhedor e inclusivo, que valorize a
diversidade e incentive a permanência e o sucesso dos alunos, e que a mesma seja expandida e
muitas pesquisas sejam realizadas. Assim, será possível garantir uma educação de qualidade,
que realmente atenda às necessidades e expectativas dessa população.
Descrição:
CLEMENTINO, Ingrid de Sousa. Desafios na aprendizagem das operações matemáticas básicas: educação de jovens e adultos no ensino médio. 2024. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.