Resumo:
A Constituição Federal de 1988 defende que todo cidadão possui direito à educação.
Esta, por sua vez, representa um potente instrumento de promoção da cidadania do
indivíduo, principalmente aquele que possui alguma dificuldade de aprendizagem,
assim sendo o ensino da matemática repleto de desafios, é de suma importância
garantir a inclusão desse público estudantil. Dentro dessa lógica, este trabalho tem
como objetivo principal realizar um estudo sobre a importância dos jogos como
instrumento de aprendizagem para alunos autistas. Neste contexto, realizou-se um
mapeamento bibliográfico em teses e dissertações que utilizou como parâmetro a
Biblioteca Digital Brasileira de Tese e Dissertações (BDTD). O estudo desta pesquisa
teve como objetivo analisar sobre o uso de jogos em meio a inclusão social de alunos
com TEA. Assim sendo, todos os textos analisados eram de dissertações, sendo as
instituições que aparecem com mais frequência a Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo (PUC-SP) e o programa de estudos pós graduados em educação e a
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do programa de pós
graduação em educação, somando-se a isso todo o referencial teórico foi proveniente
de pesquisas de mestrado. Foram consultadas produções da última década na esfera
brasileira, com o escopo de verificar os avanços relacionados às novas metodologias
voltadas ao ensino da matemática para público autista na esfera brasileira.
Descrição:
DANTAS, Milena de Oliveira. O lúdico como estratégia de Ensino de Matemática com alunos autistas: uma revisão bibliográfica. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.