Resumo:
A educação infantil consiste na primeira fase escolar das crianças. No decorrer desse
período é importante a realização de atividades que estimulem o desenvolvimento
integral dos alunos, que irá refletir em todo o seu processo educacional. A Educação
Física se torna um importante aspecto para auxiliar no crescimento pedagógico das
crianças, por intermédio da utilização dos movimentos corporais como fonte de ensino
e aprendizagem. Entretanto, um bom planejamento para essa área dentro da
educação infantil, precisa ser concebido com a participação de um professor
especializado. Sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo central investigar os
motivos para a ausência de professores de Educação Física na educação infantil,
concedendo a discussão perante a importância do professor de Educação Física
durante essa fase escolar. O Estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica,
de natureza de revisão sistemática, com abordagem qualitativa. Para a realização da
pesquisa bibliográfica foram efetuadas buscas nas bases de dados Google
Acadêmico e SciELO, que ocorreu entre os meses de janeiro, fevereiro e março de
2023. Do total de 12.809 artigos encontrados, 8 foram selecionados por atender o
objetivo dessa pesquisa. Dentre os resultados encontrados para justificar a ausência
do professor de Educação Física na educação infantil, existem questões políticas,
econômicas e individualistas, que não enxergam no professor de Educação Física
capacidade suficiente para atuar na educação infantil, ou até mesmo o consideram
desnecessário. Assim como, uma desinformação acerca do papel da Educação Física
dentro da escola.
Descrição:
DIAS, Milena Carolina Ribeiro Bernardo. Discutindo a ausência de professores de Educação Física na Educação Infantil. 2024. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.