dc.contributor.author |
Araujo, Iwalisson Nicolau de |
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dc.date.accessioned |
2024-08-09T13:55:34Z |
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dc.date.available |
2024-08-09T13:55:34Z |
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dc.date.issued |
2024-06-28 |
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dc.identifier.other |
CDD 540 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32661 |
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dc.description |
ARAUJO, Iwalisson Nicolau de. A Dengue e a escola: validação de uma Webquest por um grupo de estudantes de graduação da Química. 2024. 76 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A ascensão da disponibilidade e variedade dos mais diversos recursos tecnológicos nos últimos anos tem proporcionado novas possibilidades de se trabalhar vários conteúdos no ambiente escolar, ampliando as formas de aprendizagem do aluno, principalmente quando esse conteúdo é associado a uma problemática atual da sociedade como a Dengue que nos primeiros meses do ano de 2024 alcançou números alarmantes de casos e de mortes no Brasil. Dessa forma, as TDIC's surgem como um instrumento capaz de unir essas duas possibilidades no contexto escolar. Diante do exposto, essa pesquisa tem por objetivo validar uma Webquest por um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) como um recurso didático capaz de despertar o engajamento entre os alunos do 6º ano do ensino fundamental para a temática da Dengue. Para tanto, essa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com objetivos descritivos e na modalidade de Estudo de Caso. Quanto ao universo da pesquisa, 26 (vinte e seis) alunos do curso de Licenciatura em Química participaram da pesquisa para validarem a Webquest de acordo com os critérios de inclusão e exclusão pré-definidos pelo pesquisador. Já a sistematização da Webquest, intitulada - A Dengue e a Escola - foi pensada e estruturada com o propósito de atender as necessidades e o currículo dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Como instrumento de coleta de dados, adotou-se um questionário semiestruturado no qual os participantes por meio de questões de múltiplas escolhas e abertas puderam avaliar a Webquest. No que diz respeito à análise de dados, adotou-se a Análise de Conteúdo de Bardin. A partir dos resultados obtidos, foi possível inferir que a Webquest proposta apresenta limitações como disponibilidade de acesso à Internet e demais recursos tecnológicos nas escolas, mas que não consegue ser superior frente às vantagens que esse recurso pode possibilitar aos alunos como a diversidade de aprendizagem por meio da problematização de um tema atual além dos futuros professores poderem aplicar esse tipo de recurso em suas aulas. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Gilberlândio Nunes da Silva |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
TDIC’s |
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dc.subject |
Webquest |
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dc.subject |
Ensino de ciências |
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dc.subject |
Dengue |
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dc.title |
A dengue e a escola: validação de uma webquest por um grupo de estudantes de graduação da química |
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dc.type |
Other |
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