Resumo:
A diversificação e a necessidade de mudanças no Ensino-Aprendizagem de Matemática em sala de aula são necessárias na contemporaneidade. Sendo assim, este trabalho justifica-se pela necessidade de um olhar reflexivo sobre tal situação, trazendo contribuições sobre o Ensino-Aprendizagem de Matemática para os estudiosos da área se aprofundarem e buscarem melhorias para o ambiente escolar. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é realizar um levantamento sobre as contribuições da metodologia Resolução de Problemas presentes nos trabalhos de conclusão de curso apresentados nos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a fim de entender as contribuições da Metodologia de Resolução de Problemas no processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática. Para isso, utilizamos uma abordagem qualitativa com características exploratória e bibliográfica. Após a busca, evidenciamos que os trabalhos analisados fornecem uma visão abrangente das diferentes abordagens e desafios envolvidos no ensino e na Resolução de Problemas matemáticos, demonstrando a complexidade e a importância desse processo em diferentes contextos educacionais. As dificuldades para resolução apresentadas pelos alunos, reforçam a ideia da necessidade de professores preparados para apresentar metodologias que permitam o protagonismo do alunado, e a compreensão da importância da matemática para resolução de problemas que estão relacionados ao seu cotidiano, formando assim, alunos reflexivos e motivados na construção do conhecimento.
Descrição:
SOUSA, Francisco da Silva. A resolução de problemas como metodologias de ensino: um olhar para os trabalhos de conclusão de curso da UEPB. 2024. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina grande, 2024.