Resumo:
A pesquisa vai trabalhar com um grupo de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Juripiranga, na Paraíba, acerca de uma oficina pedagógica sobre experimentação problematizadora para o ensino de Ciências, utilizando materiais de baixo custo. A pesquisa de abordagem qualitativa, caráter descritivo, consistiu em um estudo de caso com oito professores que atuam do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. Foi utilizado um questionário semiestruturado para a instrumento de coleta de dados após a realização da oficina. Os estudos mostraram que os professores tinham um certo receio na hora de em realizar atividades experimentais levando a uma insegurança devido à falta de familiaridade e recursos. Após a oficina, eles reconheceram a importância e praticabilidade de utilizar materiais simples de forma acessíveis para realizar experimentos em sala de aula. Ainda se destacou a relevância da formação contínua de professores, especialmente focada em práticas que sejam inovadoras e acessíveis. Capacitando os docentes para integrar a experimentação científica com materiais alternativos no currículo, pode melhorar a qualidade do ensino e promover uma aprendizagem mais ativa e significativa. Concluiu-se que a formação contínua, com foco em práticas inovadoras e acessíveis, é fundamental para capacitar os professores a integrar a experimentação científica de forma eficaz e estimulante no cotidiano escolar.
Descrição:
COSTA, Adílio Tavares da. Formação continuada de professores de ciência e os desafios da experimentação. 2024. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024.