dc.contributor.author |
Santos, Juciele Maria Barbosa Dos |
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dc.date.accessioned |
2024-08-18T00:00:17Z |
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dc.date.available |
2024-08-18T00:00:17Z |
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dc.date.issued |
2024-08-13 |
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dc.identifier.other |
CDD 370 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32675 |
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dc.description |
SANTOS, Juciele Maria Barbosa dos. Tecnologias assistivas: contributos para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes autistas. 2024. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurodesenvolvimental que
afeta a comunicação, o comportamento social e a interação social das crianças. O
processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com TEA pode ser desafiador
devido às suas necessidades específicas e variadas. Este estudo tem como objetivo
geral investigar os impactos das tecnologias assistivas digitais na promoção do
aprendizado e na inclusão educacional de crianças com Transtorno do Espectro
Autista (TEA). Os objetivos específicos são: identificar diferentes tipos de
tecnologias assistivas que podem ser utilizadas no ensino de crianças autistas;
explorar os benefícios das tecnologias assistivas para a inclusão e desenvolvimento
cognitivo e social dos estudantes com TEA; identificar desafios e possíveis práticas
associadas ao uso das tecnologias assistivas no ambiente escolar. A questão
problema é: Quais são os impactos das tecnologias assistivas digitais na promoção
do aprendizado e na inclusão educacional de crianças com Transtorno do Espectro
Autista (TEA)? Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, Exploratória e Bibliográfica. Os
principais pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa estão ancorados
em uma abordagem interdisciplinar que convergem para o entendimento do impacto
das tecnologias assistivas no ensino de estudantes autistas, tais como:
Schwartzman (2011), Gaiato e Teixeira (2018); Valente (2015); Carvalho (2016),
dentre outros. Os resultados indicam que as Tecnologias Digitais Assistivas podem
contribuir no processo de ensino e aprendizagem de crianças com TEA,
proporcionando um ambiente educacional mais inclusivo e acessível. Salienta-se
que é essencial manter um equilíbrio saudável entre o uso da tecnologia e outras
atividades fundamentais na vida da criança, como interações sociais presenciais,
brincadeiras ao ar livre e momentos em família. A tecnologia deve ser vista como
uma ferramenta complementar, e não como um substituto, para o desenvolvimento
integral da criança. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Taíses Araújo da Silva Alves |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Autismo |
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dc.subject |
Tecnologias digitais assistivas |
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dc.subject |
Ensino |
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dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva. |
pt_BR |
dc.title |
Tecnologias assistivas: contributos para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes autistas |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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