Resumo:
Este trabalho traz como escopo a gestão escolar com enfoque na função do diretor. Para além
das definições desses elementos, busca-se trabalhar a evolução histórica desse âmbito
administrativo até os dias atuais com o acréscimo diferencial do sistema democrático. Sendo
assim, essa pesquisa traz como objetivo geral analisar a presença da perspectiva democrática
nas atribuições do diretor e da gestão educacional em geral. Para tanto, os aspectos
metodológicos concernem a uma pesquisa de natureza qualitativa e cunho bibliográfico – onde
buscou-se através de artigos científicos, revistas eletrônicas e documentos oficiais, encontrar
definições e argumentos que fomentassem o modelo de gestão democrática. Assim, o caráter
conclusivo corresponde a análise de que a participação, o diálogo, o planejamento e o coletivo
são fundamentais para que se consiga efetivar uma organização com base no direito e
singularidade daqueles ao qual se representa.
Descrição:
QUEIROZ, José Flávio Ramos de. Gestão escolar: a função do diretor como fundamento para uma gestão democrática. 2024. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.