Resumo:
As brincadeiras e os jogos tiveram e têm um papel social importante na construção das vivências históricas desde a antiguidade aos dias atuais, e os jogos digitais e de tabuleiro são utilizados como importantes suportes pedagógicos. Partindo disso, o presente estudo consiste em analisar as produções que compõem o dossiê O lúdico e a História: Caminhos de pesquisa e ensino, publicado na revista História, Histórias, no seu volume 7, número 13 (2019), do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília – UnB. Apresentando reflexões que consideram o uso de jogos digitais e de tabuleiro como ferramentas que podem contribuir para tornar os conteúdos de história mais interessantes, isto é, proporcionando dinamismo ao ensino, assim como, o enriquecimento e alinhamento do processo de ensino aprendizagem a novas abordagens metodológicas, na busca pelo fortalecimento e consolidação de práticas discentes mais prazerosas, cientes do protagonismo do aluno e da importância da construção de uma consciência histórica.
Descrição:
SANTOS, C. G. B. B. Ensino de História e a ludicidade: um revisão na revista História, Histórias (2019). 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.