dc.contributor.author |
Santos, Carla Germana Batista Brito dos |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-03T10:39:27Z |
|
dc.date.available |
2024-09-03T10:39:27Z |
|
dc.date.issued |
2023-06-29 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.89 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32710 |
|
dc.description |
SANTOS, C. G. B. B. Ensino de História e a ludicidade: um revisão na revista História, Histórias (2019). 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As brincadeiras e os jogos tiveram e têm um papel social importante na construção das vivências históricas desde a antiguidade aos dias atuais, e os jogos digitais e de tabuleiro são utilizados como importantes suportes pedagógicos. Partindo disso, o presente estudo consiste em analisar as produções que compõem o dossiê O lúdico e a História: Caminhos de pesquisa e ensino, publicado na revista História, Histórias, no seu volume 7, número 13 (2019), do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília – UnB. Apresentando reflexões que consideram o uso de jogos digitais e de tabuleiro como ferramentas que podem contribuir para tornar os conteúdos de história mais interessantes, isto é, proporcionando dinamismo ao ensino, assim como, o enriquecimento e alinhamento do processo de ensino aprendizagem a novas abordagens metodológicas, na busca pelo fortalecimento e consolidação de práticas discentes mais prazerosas, cientes do protagonismo do aluno e da importância da construção de uma consciência histórica. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Ma. Noemia Dayana de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Revista História, Histórias |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos e brincadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de história e a ludicidade: uma revisão na revista História, Histórias (2019) |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |