UEPB - Repositório Digital

IMPLICAÇÕES DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENGAJAMENTO ACADÊMICO NO ENSINO SUPERIOR

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Geferson Lima da
dc.date.accessioned 2024-09-06T16:35:29Z
dc.date.available 2024-09-06T16:35:29Z
dc.date.issued 2024-06-13
dc.identifier.issn 21. ed. CDD 378.17
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32720
dc.description SILVA, Geferson Lima da. Implicações do uso de metodologias ativas no engajamento acadêmico no ensino superior. 2024. 18f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraiba, Patos, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O engajamento acadêmico no ensino superior refere-se ao grau de envolvimento, interesse e participação dos estudantes nas atividades acadêmicas e no processo de aprendizagem. Esse conceito abrange as dimensões cognitiva, comportamental e afetiva, consideradas determinantes para o sucesso acadêmico e pessoal dos estudantes. Assim, promover o engajamento e a participação dos estudantes é um dos maiores desafios dos docentes, e o uso de metodologias ativas tem facilitado esse processo. Este trabalho tem como objetivo discutir, a partir das reflexões teóricas, sobre as implicações do uso de metodologias ativas no engajamento de estudantes de graduação ao longo de seu processo formativo. O artigo se constitui de cinco blocos, a começar pela caracterização de metodologias ativas de aprendizagem; definição de engajamento acadêmico; e a inter-relação entre esses dois temas de estudo. Por fim, vislumbra-se uma compreensão sobre o fazer docente e a escolha das metodologias ativas de ensino, práticas que podem promover o engajamento acadêmico no processo de aprendizagem. As reflexões balizadas pela literatura indicaram que as metodologias ativas desempenham um papel significativo na promoção do engajamento acadêmico. Observou-se que estudantes envolvidos em atividades que requerem colaboração, resolução de problemas e aplicação prática dos conhecimentos tendem a demonstrar maior interesse e comprometimento com o processo de aprendizagem. Além disso, estas metodologias incentivam o desenvolvimento de habilidades críticas, como pensamento crítico, comunicação eficaz e trabalho em equipe, que são essenciais para o sucesso acadêmico e profissional. Para maximizar os benefícios das metodologias ativas, é necessário um planejamento cuidadoso e um suporte adequado aos docentes, incluindo formação continuada e recursos pedagógicos apropriados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ma. Cléssia Fernandes de Brito Santiago pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Engajamento acadêmico pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.title IMPLICAÇÕES DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENGAJAMENTO ACADÊMICO NO ENSINO SUPERIOR pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta