dc.contributor.author |
Silva, Juana Katarinny Lima da |
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dc.date.accessioned |
2024-09-16T12:10:47Z |
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dc.date.available |
2024-09-16T12:10:47Z |
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dc.date.issued |
2024-09-06 |
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dc.identifier.other |
CDD 370 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32741 |
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dc.description |
SILVA, J. K. L. Os obstáculos ao diálogo e a urgência de uma educação dialógica conforme Paulo Freire. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo desse trabalho é o de analisar a importância do diálogo como princípio norteador para a superação de situações de opressão e desumanização, conforme as ideias de Paulo Freire. Para desenvolver a nossa argumentação, partiremos dos conceitos de “mutismos” e “silêncio” nos quais têm suas origens em uma desastrosa herança colonial, conforme a “Educação como prática da liberdade”. Em seguida, apresentaremos o conceito de “educação bancária” como resultado de mandonismos e posturas autoritárias presentes naquelas sociedades fechadas, conforme a “Pedagogia do oprimido”. Dando continuidade à nossa argumentação, discutiremos sobre a importância de uma educação dialógica como superação da cultura do “mutismo” e demonstraremos a importância da educação problematizadora como prática pedagógica libertadora e dialógica como aporte necessário para uma transformação social em vista da humanização da cultura. Concluiremos o trabalho salientando a importância e o alcance das ideias de Freire em vista de uma prática pedagógica centrada na promoção humana. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Otacílio Gomes da Silva Neto |
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dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Diálogo |
pt_BR |
dc.subject |
Silêncio |
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dc.subject |
Mutismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Os obstáculos ao diálogo e a urgência de uma educação dialógica conforme Paulo Freire |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |