Resumo:
O objetivo desse trabalho é o de analisar a importância do diálogo como princípio norteador para a superação de situações de opressão e desumanização, conforme as ideias de Paulo Freire. Para desenvolver a nossa argumentação, partiremos dos conceitos de “mutismos” e “silêncio” nos quais têm suas origens em uma desastrosa herança colonial, conforme a “Educação como prática da liberdade”. Em seguida, apresentaremos o conceito de “educação bancária” como resultado de mandonismos e posturas autoritárias presentes naquelas sociedades fechadas, conforme a “Pedagogia do oprimido”. Dando continuidade à nossa argumentação, discutiremos sobre a importância de uma educação dialógica como superação da cultura do “mutismo” e demonstraremos a importância da educação problematizadora como prática pedagógica libertadora e dialógica como aporte necessário para uma transformação social em vista da humanização da cultura. Concluiremos o trabalho salientando a importância e o alcance das ideias de Freire em vista de uma prática pedagógica centrada na promoção humana.
Descrição:
SILVA, J. K. L. Os obstáculos ao diálogo e a urgência de uma educação dialógica conforme Paulo Freire. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.