Resumo:
Este estudo se insere no contexto de práticas e políticas voltadas para a medida socioeducativa de
internação. A pesquisa envolve a experiência das Oficinas Socioeducativas e do Curso de Jovem
Aprendiz, que atende adolescentes que cumprem a medida socioeducativa de internação no Município
de João Pessoa e que opera essa política pública, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Tem como o objetivo geral analisar a contribuição das atividades desenvolvidas na Unidade
Socioeducativa com os adolescentes em conflito com a lei. A pesquisa trouxe uma breve
contextualização sobre as legislações para os adolescentes em conflito com a lei. A proposta
metodológica deste estudo de natureza básica, com abordagem qualitativa, com tipo de pesquisa
descritiva e exploratória, utilizou-se ainda a pesquisa bibliográfica e de campo para levantamento de
dados de pesquisa. A experiência evidencia que as atividades desenvolvidas trazem uma contribuição
para os adolescentes, fundamentadas nas legislações vigentes, bem como, as atividades possibilitam
uma intervenção educativa e profissionalizante, que se estabelece no processo de relação com os
adolescentes. Vale ressaltar que muito ainda tem-se a avançar na construção da política pública para os
adolescentes em conflito com a lei.
Descrição:
GENTLE, T. N. M. Medida socioeducativa de internação: uma análise da contribuição das atividades desenvolvidas na unidade socioeducativa com adolescentes em conflito com a lei. 2024. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.