Resumo:
O objetivo deste artigo é analisar o ensino de literatura na Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba (PCEMPB), documento produzido em decorrência da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018. A partir disso, buscou-se destacar a importância da literatura na formação literária e cidadã do indivíduo, constituindo-se como “um bem incompressível”, e, portanto, um direito inalienável de todos (Candido, 2011). Dessa maneira, O ensino da literatura na Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba (PCEMPB) trata-se de uma pesquisa necessária, tendo em vista que este documento deve nortear o trabalho com a literatura na escola. De modo geral, observou-se que, diferentemente da BNCC, a PCEMPB discute o ensino de literatura com fundamentação teórica razoável e apresenta uma proposta de curricularização da literatura que privilegia a leitura literária e a formação do leitor literário, pois não utiliza uma abordagem historicista e exclusivamente conteudística. Por fim, salienta-se a importância de trabalhos acadêmicos que se disponham a analisar os documentos parametrizadores e o lugar que eles têm concedido à literatura com o fim de incitar a reflexão sobre o ensino promovido nas instituições escolares.
Descrição:
BARÃO, J. F. S. O ensino da literatura na Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba (PCEMPB). 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.