Resumo:
A educação de jovens e adultos se concentra em proporcionar processos formativos a pessoas
que estão fora da idade convencional para a educação formal, abordando diversas realidades
sociais e adaptando-se a necessidades específicas de aprendizagem. Desta forma, este estudo
apresenta como os métodos de ensino podem ser utilizados através de diferentes possibilidades didáticas e interdisciplinares para os estudantes cumprir exigencias do público em questão. Nesse sentido, esta pesquisa também é qualitativa uma vez que deseja explicar as interrogantes que surgem ao longo da sua elaboração. (Fonseca, 2002, p.31). Além disso, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos (EPJA) na Latinoamérica, com ênfase no Brasil e especificamente no estado/província da
Paraíba. Por sua vez, os objetivos específicos incluem refletir sobre as vantagens e desafios do
ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (ELE) no contexto da EPJA; explicar quais são os métodos (audiovisual e audiolingual), bem como suas contribuições para os
aprendizes brasileiros nas aulas de ELE, sob uma perspectiva interdisciplinar e afetiva. A
abordagem metodológica foi do tipo bibliográfica. Para isso, baseamo-nos nos estudos de
Freire (1996), referência na área pedagógica; Barros (2015) para os métodos e abordagens de
aprendizagem de línguas estrangeiras; Arnold (2015) que aborda estratégias afetivas; Alexopoulou (2012) em Linguística Aplicada, e BOVO (2004) em estratégias interdisciplinares. Os
resultados mostram que os métodos audiolingual e audiovisual dialogam com as necessidades
dos alunos em nível de alfabetização, além de proporcionarem ao professor diversas oportunidades de desenvolvimento de aula, com o objetivo de promover aulas com conteúdos interdisciplinares e dinâmicos, como a utilização de telenovelas e microcontos que dialoguem de
forma significativa com a vivência do estudante.
Descrição:
BARBOSA, A. K. L. Diseño de una propuesta metodológica para la enseñanza de ELE en la modalidad de Educación Permanente de Jóvenes y Adultos (EPJA). 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.