UEPB - Repositório Digital

Impressionismo de Claude Monet e a construção da natureza como imagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Magdyele Beatriz Pereira
dc.date.accessioned 2024-10-16T11:10:35Z
dc.date.available 2024-10-16T11:10:35Z
dc.date.issued 2024-08-13
dc.identifier.other CDD 700
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32774
dc.description SANTOS, M. B. P. Impressionismo de Claude Monet e a construção da natureza como imagem. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa tem por objetivo pensar o movimento impressionista através da arte de Claude Monet em sua relação com o tema da natureza e a sociedade de consumo potencializada no mundo moderno. Considera-se que a representação da natureza está permeada por um processo de transformação aparentemente contraditório que, de um lado, a natureza é transformada em preciosa mercadoria pelo mundo capitalista, por meio da desvalorização do mundo físico natural e exploração predatória e, por outro lado, o olhar do sujeito moderno em processo de transformação também altera a valorização a natureza a partir do consumo de imagens paisagísticas. Nessa perspectiva, este trabalho visa as seguintes questões: relacionar emergência da modernidade e suas implicações com o movimento impressionista, analisando a valorização da natureza enquanto imagem e a escalada predatória do meio físico proporcionada pelo capitalista moderno; analisar o contexto histórico da França oitocentista ressaltando o cenário histórico e algumas obras de Monet, para identificar como suas pinturas estão a serviço de uma relação, pintor-natureza e pintor-sociedade; pensar sobre como a afinidade que o sistema cultural da era digital da radicalização do consumo de imagens encontra com o impressionismo e o usa como produto de mercado. Além da pesquisa documental interdisciplinar utilizando do acervo do Museu D’Orsay, o presente trabalho foi estruturado através da metodologia da Nova História Cultural, de leitura bibliográfica referente ao tema, especialmente os autores Sandra Jatahy Pesavento, Peter Burke, Eric. J Hobsbawm e Maria Carolina Duprat Ruggeri. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Cipriano pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Impressionismo pt_BR
dc.subject Natureza pt_BR
dc.subject Paisagem pt_BR
dc.subject Mundo digital pt_BR
dc.title Impressionismo de Claude Monet e a construção da natureza como imagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta