dc.contributor.author |
Santos, Magdyele Beatriz Pereira |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-16T11:10:35Z |
|
dc.date.available |
2024-10-16T11:10:35Z |
|
dc.date.issued |
2024-08-13 |
|
dc.identifier.other |
CDD 700 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32774 |
|
dc.description |
SANTOS, M. B. P. Impressionismo de Claude Monet e a construção da natureza como imagem. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pesquisa tem por objetivo pensar o movimento impressionista através da arte de Claude
Monet em sua relação com o tema da natureza e a sociedade de consumo potencializada no
mundo moderno. Considera-se que a representação da natureza está permeada por um processo
de transformação aparentemente contraditório que, de um lado, a natureza é transformada em
preciosa mercadoria pelo mundo capitalista, por meio da desvalorização do mundo físico
natural e exploração predatória e, por outro lado, o olhar do sujeito moderno em processo de
transformação também altera a valorização a natureza a partir do consumo de imagens
paisagísticas. Nessa perspectiva, este trabalho visa as seguintes questões: relacionar emergência
da modernidade e suas implicações com o movimento impressionista, analisando a valorização
da natureza enquanto imagem e a escalada predatória do meio físico proporcionada pelo
capitalista moderno; analisar o contexto histórico da França oitocentista ressaltando o cenário
histórico e algumas obras de Monet, para identificar como suas pinturas estão a serviço de uma
relação, pintor-natureza e pintor-sociedade; pensar sobre como a afinidade que o sistema
cultural da era digital da radicalização do consumo de imagens encontra com o impressionismo
e o usa como produto de mercado. Além da pesquisa documental interdisciplinar utilizando do
acervo do Museu D’Orsay, o presente trabalho foi estruturado através da metodologia da Nova
História Cultural, de leitura bibliográfica referente ao tema, especialmente os autores Sandra
Jatahy Pesavento, Peter Burke, Eric. J Hobsbawm e Maria Carolina Duprat Ruggeri. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Cipriano |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Impressionismo |
pt_BR |
dc.subject |
Natureza |
pt_BR |
dc.subject |
Paisagem |
pt_BR |
dc.subject |
Mundo digital |
pt_BR |
dc.title |
Impressionismo de Claude Monet e a construção da natureza como imagem |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |