Resumo:
Dentro de um cenário de maioria ouvinte, as particularidades concernentes a pessoa surda passa, muitas vezes, despercebidas nos contextos acadêmicos, compreende-se, então, a importância de se discutir a inclusão com os principais agentes desse processo, o discente surdo e o TILS. Nessa perspectiva este trabalho teve por objetivo investigar práticas inclusivas que favorecem a inclusão de estudantes surdos, desenvolvidas no curso de Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Foi realizada uma pesquisa de natureza básica, com uma abordagem qualitativa, de pesquisa descritiva, dos procedimentos técnicos pesquisa participante. O cenário da pesquisa foi o Campus I da UEPB, localizado na cidade de Campina Grande - Paraíba e foi desenvolvida a partir da escuta de 3 discentes surdas do Curso de Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e seus 2 Tradutores e Intérpretes de LIBRAS. A amostra foi composta pelos relatos apresentados pelos participantes através de uma entrevista semiestruturada, com a análise de dados inspirada na Análise de Conteúdo de Bardin (2009). Com os resultados da entrevista foi constatado o quanto à forma EAD dificultou a participação mais ativa das discentes, decorrentes de problemas de internet, a falta de diálogo por parte de alguns professores com as discentes e os TILS, a ausência, em alguns casos, de materiais didáticos adaptados e metodologias de aula e avaliação inclusivas para o surdo. Em contrapartida, os docentes que utilizavam os recursos visuais de forma adequada, estratégias de interação com o aluno, e respeitavam sua maneira visual gestual de se comunicar e compreender o mundo, possibilitaram uma rica formação para as discentes surdas. Este trabalho pode corroborar com as discussões acerca da inclusão de surdos no meio acadêmico e promover uma reflexão sobre a importância do ensino inclusivo, incentivando a produção de novos estudos a respeito da temática e contribuindo para a formação de uma sociedade inclusiva.
Descrição:
NUNES, C. V. O processo de inclusão de estudantes surdos no curso de especialização da UEPB: conquistas e desafios na instituição de ensino superior. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.