Resumo:
Neste trabalho, descrevemos a proposta de intervenção metodológica implementada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, que teve como objeto de estudo o texto expositivo-argumentativo. Partimos do pressuposto de que se faz necessário refletir sobre os usos linguísticos, para chegar à explicitação do funcionamento da linguagem. Com o propósito de atender às orientações dos documentos oficiais (BNCC, 2018) no que diz respeito ao desenvolvimento das competências discursivas, com base na reflexão sobre os usos linguísticas, desenvolvemos uma sequência didática, durante dois meses, explorando atividades que contemplam os três eixos de ensino: leitura, produção textual e análise linguística. Por meio do percurso metodológico adotado, buscamos, promover uma prática significativa, de forma a ampliar a competência dos alunos em analisar, parafrasear e produzir um texto expositivo-argumentativo, tendo como ponto de partida a identificação das dificuldades dos alunos na compreensão e produção do texto de opinião. A pesquisa é de abordagem qualitativa e os procedimentos técnicos são da pesquisa-ação, em que essa metodologia articula a produção de conhecimentos com ação educativa. Embasamo-nos na proposta de Geraldi (2013 [1991]), com relação à integração das atividades de leitura, produção textual e análise linguística, e de Antunes (2010), no que tange à análise dos textos nos planos global e local. Os dados revelam pontos importantes relevantes: o papel mediador do professor, promovendo condições para que o aluno produza seus textos, com consciência do quê dizer, das características dos gêneros, bem como das estratégias de construção textual, o como dizer; a importância da atividade de análise linguística, ao permitir que o aluno se coloque como autor e leitor do próprio texto, seja por meio da reescrita, ou de atividades pontuais de reflexão sobre as estruturas linguísticas.
Descrição:
FONSECA, M. A. F. Estudo do texto expositivo-argumentativo: explorando atividades que envolvem os três eixos de ensino – leitura, escrita e análise linguística no 9º ano do ensino fundamental. 2024. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.