dc.contributor.author |
Barbosa, Aryella Karen Lima |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-22T10:42:27Z |
|
dc.date.available |
2024-10-22T10:42:27Z |
|
dc.date.issued |
2023-11-22 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.65 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32788 |
|
dc.description |
BARBOSA. A. K. L. Diseño de una propuesta metodológica para la enseñanza de ELE en la modalidad de Educación Permanente de Jóvenes y Adultos (EPJA). 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A educação de jovens e adultos se concentra em proporcionar processos formativos a pessoas
que estão fora da idade convencional para a educação formal, abordando diversas realidades sociais e adaptando-se a necessidades específicas de aprendizagem. Desta forma, este estudo
apresenta como os métodos de ensino podem ser utilizados através de diferentes possibilidades didáticas e interdisciplinares para os estudantes cumprir exigências do público em questão. Nesse sentido, esta pesquisa também é qualitativa uma vez que deseja explicar as interrogantes que surgem ao longo da sua elaboração. (Fonseca, 2002, p.31). Além disso, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos (EPJA) na Latinoamérica, com ênfase no Brasil e especificamente no estado/província da Paraíba. Por sua vez, os objetivos específicos incluem refletir sobre as vantagens e desafios do ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (ELE) no contexto da EPJA; explicar quais são os métodos (audiovisual e audiolingual), bem como suas contribuições para os
aprendizes brasileiros nas aulas de ELE, sob uma perspectiva interdisciplinar e afetiva. A
abordagem metodológica foi do tipo bibliográfica. Para isso, baseamo-nos nos estudos de
Freire (1996), referência na área pedagógica; Barros (2015) para os métodos e abordagens de
aprendizagem de línguas estrangeiras; Arnold (2015) que aborda estratégias afetivas; Alexopoulou (2012) em Linguística Aplicada, e BOVO (2004) em estratégias interdisciplinares. Os
resultados mostram que os métodos audiolingual e audiovisual dialogam com as necessidades
dos alunos em nível de alfabetização, além de proporcionarem ao professor diversas oportunidades de desenvolvimento de aula, com o objetivo de promover aulas com conteúdos interdisciplinares e dinâmicos, como a utilização de telenovelas e microcontos que dialoguem de
forma significativa com a vivência do estudante. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Isabela Cristina Tavares da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Permanente de Jovens e Adultos (EPJA) |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua espanhola |
pt_BR |
dc.subject |
Língua estrangeira |
pt_BR |
dc.title |
Diseño de una propuesta metodológica para la enseñanza de ELE en la modalidad de Educación Permanente de Jóvenes y Adultos (EPJA) |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |