dc.description.abstract |
O objetivo deste relato de experiência foi de observar como a implementação do voleibol competitivo pode impactar no desempenho escolar dos alunos. Investigando a relação entre aluno e atleta, em como a interação do voleibol competitivo, aplicado em atletas entre 11 e 17 anos, pode servir como catalisador do desempenho deles como alunos em uma escola de rede privada em Campina Grande – PB. O estudo foi baseado no percurso de migração de um trimestre para o outro, no qual foram realizadas uma série de treinamentos, diante as competições na qual estavam inseridos os atletas, objetivando não só o desempenho físico, mas também o cognitivo, objetivando não uma melhora no desempenho físico dentro do esporte, como na postura e assiduidade na sala de aula. Ressaltando, assim, a verificação das estratégias intensificadas personalizadas, a criação de um ambiente encorajador e o reconhecimento das habilidades individuais dos alunos para estimular o envolvimento ativo dos adolescentes no esporte. Ao oferecer uma perspectiva prática, este trabalho evidenciou como o voleibol pode desempenhar um papel significativo no desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes, fortalecendo valores como disciplina, trabalho em equipe e habilidades de relacionamento. Concluímos que a integração eficaz do voleibol no contexto escolar pode representar uma estratégia valiosa para incentivar o engajamento e a motivação dos adolescentes, contribuindo para sua formação abrangente. |
pt_BR |