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Uma prática pedagógica baseada na utilização de abordagens e contextos que vinculem os aspectos vivenciados pelos educandos em seu meio social, propicia aos mesmos um maior interesse e interatividade sobre os conceitos abordados em sala. Os óleos essenciais que são princípios ativos, naturalmente encontrados em plantas aromáticas, apresentam em sua composição uma mistura de compostos, que em sua maioria são hidrocarbonetos, ou seja, apresentam apenas carbono e hidrogênio em suas estruturas. Nesta perspectiva, partindo da temática “Óleos essenciais de plantas aromáticas.”, o presente trabalho, teve como objetivo desenvolver uma abordagem sobre o conteúdo da função hidrocarbonetos, de forma contextualizada e interdisciplinar, em uma turma de 3° ano do ensino médio, de uma escola da rede pública na cidade de Queimadas-PB, a mesma buscou trazer abordagens sobre plantas aromáticas que são bastante utilizadas na região, seja na forma de bebidas, de cosméticos, ou até mesmo na forma de medicamentos naturais. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 30 alunos, com idade média de 18 anos, sendo sucedida por meio de uma análise qualitativa e exploratória, podendo também, ser considerada um estudo de caso. Para os instrumentos de coleta de dados, aplicou-se um questionário pré prático com o intuito de realizar o levantamento das concepções prévias dos alunos, em razão da temática proposta, sequencialmente, após a condução das aulas, através do método de hidrodestilação, realizou-se a extração do óleo essencial do Capim-Santo, planta esta a qual havia sido discutida em sala, no laboratório de química da escola, com os alunos observando todo procedimento, para que assim os mesmos pudessem associar o conhecimento teórico com o conhecimento científico. Por fim realizou-se a aplicação de um questionário pós prática, que objetivou avaliar a eficácia da metodologia que foi empregada em sala de aula. Nesse âmbito, pode-se inferir que a partir desta abordagem temática, pode-se desenvolver uma aula de forma contextualizada e interativa, que desperte nos alunos o senso crítico, e aproxime o desenvolvimento cognitivo dos mesmos ao seu cotidiano, trabalhando assim uma aprendizagem significativa em detrimento de uma aprendizagem mecânica, de forma a contribuir fundamentalmente no ensino aprendizagem dos educandos. |
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