dc.description.abstract |
A Tabela Periódica é uma abordagem promissora para o ensino e aprendizagem de Química e
é considerada uma das ferramentas mais importante para os químicos, pois resume de forma
sistemática dados químicos, além de correlacionar as propriedades dos elementos, as quais são
essenciais para a compreensão de conceitos elementares e complexos na química. Sua aplicação
prática e visualmente atraente, estimula os alunos de forma significativa, facilitando a
compreensão dos conceitos básicos e provoca o interesse pela disciplina. Ela oferece uma
estrutura visual que organiza os elementos baseado em leis e teorias, facilitando a identificação
dos elementos bem como outras informações essenciais como símbolo e número atômico.
Dentro dessa perspectiva, ao enfatizar a construção da tabela periódica no contexto educacional,
fornecemos aos estudantes uma forma alternativa para o estudo e compreensão da tabela
periódica, promovendo um engajamento ativo dos alunos e uma aprendizagem significativa.
Nesse contexto, esse trabalho buscou confeccionar uma tabela periódica como recurso para o
ensino e aprendizagem dos alunos do ensino médio utilizando materiais alternativos. A
execução do projeto se deu em uma escola estadual em Campina Grande, Paraíba, na turma do
1° ano. Para a elaboração do material, fez-se o uso de isopor, caixa de fósforo vazia e imagens
dos elementos, sendo a construção feita totalmente pelos alunos. A metodologia utilizada foi
do tipo exploratório qualitativo e estudo de caso, sendo, primeiramente, realizado uma atividade
pelo plickers utilizando a tabela construída, e como instrumento de coleta de dados, foi utilizado
um questionário de forma impressa a respeito do método e abordagem da atividade. Com esses
procedimentos, pôde-se observar o sucesso da prática com um rendimento de 77% da turma no
exercício, bem como a avaliação positiva dos alunos pela abordagem utilizada, destacando
como a tabela periódica é importante, semelhanças e diferenças entre a tabela periódica
convencional e a construída, e em como essa tabela é útil no aprendizado dos alunos. Por fim,
a confecção da tabela periódica, como recurso didático, desempenhou umpapel importante para
compreensão dos alunos a respeito de conceitos básicos que a envolve. |
pt_BR |