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As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) contém em sua estrutura
recursos atuantes como colaboradores pedagógicos, exercendo papéis fundamentais como
uma ponte para a construção do saber, sendo imprescindível sua utilização como forma de
acompanhar o desenvolvimento tecnológico e ampliar o alcance do conhecimento. Além
disso, se faz necessário estratégias e práticas de ensino que contribuam para uma construção
de uma sociedade, que reflitam sobre o cenário em que se inserem, em função da educação
ambiental e do crescimento sustentável. Voltado a essa contextualização, o objetivo deste
artigo é refletir sobre a viabilidade da aplicação da WebQuest (WQ) “Ação Sustentável:
Coletando Óleo de Cozinha e Reutilizando” no ensino de ciências na educação básica.
Concebido de um planejamento de projeto transdisciplinar a partir da abordagem STEAM, a
procura de conscientizar diante do problema, desenvolver um meio de sustentabilidade e
tentar minimizar o impacto da Questão Sociocientífica (QSC) do descarte inapropriado do
óleo de frituras. Destarte, a pesquisa contou com a colaboração de 12 estudantes do curso de
Licenciatura em Química (LQ), participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) da
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolvido por meio de uma apresentação do
método, seguinte da abertura para discussão e respostas do questionário. Essa pesquisa referese a uma investigação com caráter de estudo de caso, associado ao levantamento de dados
qualitativos, dispondo da técnica de análise narrativa para sistematização dos dados em
tabelas, juntamente da exposição dos resultados em forma de gráficos. Desse modo, em
justificativa da percepção dos investigados e da conferência dos resultados apurados,
enfatizou-se a importância e validação da proposta para aplicação, descrito que a temática
contribui para uma contextualização dos conhecimentos científicos e tecnológicos com
potencial de promover o desenvolvimento de ações sociais para preservar o meio ambiente e
que se trata de uma ótima metodologia pedagógica, pois permite a autonomia dos alunos para
pesquisar, possibilita aplicação do conhecimento no dia a dia, destacando sua adequação para
o público alvo. Persistindo-se em uma compreensão de ser possível de introduzir a Sequência
Didática (SD) ao modelo educacional, favorecendo a integração do ensino, da pesquisa e da
prática. |
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