UEPB - Repositório Digital

Webquest como ferramenta para o ensino-aprendizagem com abordagem steam: ação sustentável, coletando e reutilizando óleo de cozinha

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Anderson Sales
dc.date.accessioned 2024-11-18T10:50:04Z
dc.date.available 2024-11-18T10:50:04Z
dc.date.issued 2023-09-12
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32856
dc.description NASCIMENTO, Anderson Sales. Webquest como ferramenta para o ensino-aprendizagem com abordagem steam: ação sustentável, coletando e reutilizando óleo de cozinha. 2023. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) contém em sua estrutura recursos atuantes como colaboradores pedagógicos, exercendo papéis fundamentais como uma ponte para a construção do saber, sendo imprescindível sua utilização como forma de acompanhar o desenvolvimento tecnológico e ampliar o alcance do conhecimento. Além disso, se faz necessário estratégias e práticas de ensino que contribuam para uma construção de uma sociedade, que reflitam sobre o cenário em que se inserem, em função da educação ambiental e do crescimento sustentável. Voltado a essa contextualização, o objetivo deste artigo é refletir sobre a viabilidade da aplicação da WebQuest (WQ) “Ação Sustentável: Coletando Óleo de Cozinha e Reutilizando” no ensino de ciências na educação básica. Concebido de um planejamento de projeto transdisciplinar a partir da abordagem STEAM, a procura de conscientizar diante do problema, desenvolver um meio de sustentabilidade e tentar minimizar o impacto da Questão Sociocientífica (QSC) do descarte inapropriado do óleo de frituras. Destarte, a pesquisa contou com a colaboração de 12 estudantes do curso de Licenciatura em Química (LQ), participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolvido por meio de uma apresentação do método, seguinte da abertura para discussão e respostas do questionário. Essa pesquisa referese a uma investigação com caráter de estudo de caso, associado ao levantamento de dados qualitativos, dispondo da técnica de análise narrativa para sistematização dos dados em tabelas, juntamente da exposição dos resultados em forma de gráficos. Desse modo, em justificativa da percepção dos investigados e da conferência dos resultados apurados, enfatizou-se a importância e validação da proposta para aplicação, descrito que a temática contribui para uma contextualização dos conhecimentos científicos e tecnológicos com potencial de promover o desenvolvimento de ações sociais para preservar o meio ambiente e que se trata de uma ótima metodologia pedagógica, pois permite a autonomia dos alunos para pesquisar, possibilita aplicação do conhecimento no dia a dia, destacando sua adequação para o público alvo. Persistindo-se em uma compreensão de ser possível de introduzir a Sequência Didática (SD) ao modelo educacional, favorecendo a integração do ensino, da pesquisa e da prática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Gilberlandio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject química pt_BR
dc.subject sustentabilidade pt_BR
dc.subject recursos didáticos digitais pt_BR
dc.title Webquest como ferramenta para o ensino-aprendizagem com abordagem steam: ação sustentável, coletando e reutilizando óleo de cozinha pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta