Resumo:
A percepção dos consumidores em relação às marcas de aparelhos celulares é um tema de
grande relevância no contexto atual, no qual a tecnologia ocupa um lugar central na vida
dos usuários. O comportamento dos agentes sociais diante do poder de compra envolve
diversos fatores, incluindo a qualidade do produto, o preço, a reputação da marca e a
experiência do usuário. O objetivo geral foi compreender a percepção dos consumidores
em relação às marcas de aparelhos celulares diante do comportamento do poder de compra
dos usuários, no contexto do Município de Patos e áreas circunvizinhas. A metodologia
desta pesquisa foi conduzida através de um estudo quanti-qualitativo, utilizando um
questionário estruturado aplicado a uma amostra representativa de 47 consumidores de
aparelhos celulares, o qual foi aplicado através da plataforma Google Forms Versão –
2010, no período entre julho a agosto de 2024. Foram gerados 11 gráficos por meio da
Planilha Excel 2010, com base nos resultados coletados. Os resultados e discussão
disseminaram por meio de gráficos, que quantitativamente demonstram resultados de
confiabilidade, a partir das repostas dos entrevistados, com perguntas que abordaram temas
como perfil do usuário, preferências de marca, tempo de uso, fatores de decisão, poder de
compra, fidelidade à marca, além do sentimento da nomofobia. Os resultados foram
qualificados por meio de variáveis que indicam que o perfil do usuário de dispositivos
móveis é predominantemente jovem e conectado, a preferência de marca é influenciada por
fatores como qualidade, inovação e custo-benefício, o tempo de uso elevado sugere uma
forte dependência desses dispositivos para atividades diárias, o que pode explicar a alta
incidência de nomofobia. Além disso, foi importante considerar o impacto psicológico do
uso intenso desses dispositivos como depressão, ansiedade, stress, falta de sono, entre
outros.
Descrição:
LIMA, Luidson Ferreira. A percepção dos consumidores em relação as marcas de aparelho celulares: o comportamento do consumidor diante do poder de compra. 2024. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.