dc.description.abstract |
Neste trabalho investigamos os discursos. Para tanto, foi necessário descrever o interdiscurso
de uma catadora de materiais reciclados na reportagem, intitulada “Uma luta contra o
preconceito e a Desvalorização Social”, produzida por estudantes da faculdade de jornalismo,
do centro universitário das Faculdades Integradas Espírito-Santenses (FAESA) e no site do
Instituto Recicleiros Somos Pelo Todo, uma entidade ambientalista. Descrever a prática
discursiva do catador de materiais reciclados na reportagem e no site, bem como analisar se
há, uma relação de preconceito e desvalorização desses profissionais, em observância às
declarações que circulam socialmente e explicar como se constrói a posição de visibilidade do
catador de reciclável dentro da formação discursiva da mídia digital do site. Assim o presente
trabalho pretende responder à seguinte questão: que discursos são construídos a respeito dos
catadores de material reciclável em duas diferentes situações - na fala de uma catadora,
inserida no gênero textual jornalístico, e nas publicações de um site especializado, destinado a
divulgar a profissão de catador. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa
bibliográfica e documental, de natureza descritivo-interpretativa, na qual adotamos uma
abordagem qualitativa dos dados que compõem o corpus. A coleta de dados ocorreu pela
internet, especialmente, pelo Google e pelo Youtube, para construção do corpus por duas
materialidades virtuais. Tem como aporte teórico discursivo autores como Foucault (1996),
Fernandes (2005), Pêcheux (1990) e Orlandi (2012). Diante disso, percebe-se que existe um
discurso de preconceito do próprio catador e de interlocutores, os quais nos possibilitaram a
constatar e refletir que embora tenham surgidos avanços constitucionais para os catadores,
eles ainda são vítimas de ações discursivas de preconceito e pode ser invisibilizados a
depender dos espaços ou formações discursivas que ocupam diariamente, por sujeitos em
posição de poder e versados de ideológicas. Constatou-se também que as mídias digitais são
formações discursivas que promovem visibilidade aos catadores para a construção de sentidos
de forma positiva.
Palavras-chave: Catador. Preconceito. Poder. Formação discursiva |
pt_BR |