Resumo:
Os jogos educativos passaram a ser inseridos no contexto escolar como uma ferramenta essencial para o Ensino Infantil contemporâneo. A escola passou a usar esses mecanismos pedagógicos como um aliado para a inclusão escolar, que foi imprescindível para tornar possível a integração das crianças portadoras de necessidades especiais em sala de aula tradicional. Criando assim, possibilidades de competências e habilidades cognitivas em todas as crianças que estudam com essa metodologia. Desta forma, avaliou-se o desenvolvimento com jogos e brincadeiras ligadas as performances dos estudantes e os resultados foram expressivos, com excelentes rendimentos escolares, garantindo a maior presença e a inclusão de todos os alunos nas atividades pedagógicas. Portanto, o emprego dessas ferramentas ainda trouxe as ações didáticas prazerosas, simplificando o ensino e viabilizando a aprendizagem qualificada. Para viabilizar esta obra científica, empregou-se os autores de renome como: Paulo Freire (2000), Anache (2011), Teixeira (1995), Coelho (2010), entre outros. Utilizando os gráficos e a análise desses dados com o uso da pesquisa quantitativa. Os cálculos revelaram o leque de opções que as escolas têm para expandir a prática pedagógica por meio dos jogos e as brincadeiras, garantindo a qualidade da aprendizagem de forma prazerosa.
Descrição:
FERREIRA, Brenda Cavalcanti. Os jogos como ferramenta para inclusão em sala de aula. 2024. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.