UEPB - Repositório Digital

Os jogos como ferramenta para inclusão em sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Brenda Cavalcanti
dc.date.accessioned 2024-11-22T13:23:18Z
dc.date.available 2024-11-22T13:23:18Z
dc.date.issued 2024-06-11
dc.identifier.other CDD 371.397
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32893
dc.description FERREIRA, Brenda Cavalcanti. Os jogos como ferramenta para inclusão em sala de aula. 2024. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Os jogos educativos passaram a ser inseridos no contexto escolar como uma ferramenta essencial para o Ensino Infantil contemporâneo. A escola passou a usar esses mecanismos pedagógicos como um aliado para a inclusão escolar, que foi imprescindível para tornar possível a integração das crianças portadoras de necessidades especiais em sala de aula tradicional. Criando assim, possibilidades de competências e habilidades cognitivas em todas as crianças que estudam com essa metodologia. Desta forma, avaliou-se o desenvolvimento com jogos e brincadeiras ligadas as performances dos estudantes e os resultados foram expressivos, com excelentes rendimentos escolares, garantindo a maior presença e a inclusão de todos os alunos nas atividades pedagógicas. Portanto, o emprego dessas ferramentas ainda trouxe as ações didáticas prazerosas, simplificando o ensino e viabilizando a aprendizagem qualificada. Para viabilizar esta obra científica, empregou-se os autores de renome como: Paulo Freire (2000), Anache (2011), Teixeira (1995), Coelho (2010), entre outros. Utilizando os gráficos e a análise desses dados com o uso da pesquisa quantitativa. Os cálculos revelaram o leque de opções que as escolas têm para expandir a prática pedagógica por meio dos jogos e as brincadeiras, garantindo a qualidade da aprendizagem de forma prazerosa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos Educativos pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Os jogos como ferramenta para inclusão em sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta