Resumo:
O presente trabalho faz uma discussão sobre a perspectiva decolonial de currículo na
proposta curricular paraibana, referente aos anos finais do ensino fundamental, mais
especificamente, à temática de História da África e afro-brasileira na disciplina de
história. O objetivo central do estudo é o de analisar a perspectiva decolonial no ensino
de história da África e cultura afro-brasileira presente na proposta curricular paraibana
para os anos finais do fundamental, pontuando sobre como o currículo é um
importante produtor ou reprodutor de narrativas e de subjetividades no espaço
escolar. Nesse contexto, o trabalho situa-se no campo do ensino de história e da
história social, em uma perspectiva de currículo decolonial. A pesquisa partiu de uma
metodologia qualitativa do tipo exploratória, articulada com a pesquisa bibliográfica e
documental. Outrossim, alguns autores que nortearam a nossa discussão sobre o
tema foram: Almeida (2020), Bittencourt (2008), Gomes (2017), Mignolo (2008),
Quijano (2002, 2005), Sacristán (2000), Silva (1999) e Walsh (2019). Assim como,
utilizamos como fontes para nossa pesquisa os documentos oficiais da educação
como os PCNs (1997), DCNs (2004), BNCC (2018) e PARAÍBA (2018). O estudo
dessas fontes nos permitiu entender que, embora a proposta curricular paraibana
tenha potencial para ser decolonial, devido à atenção dada a certos conceitos como
os de identidade, cultura, cidadania e tempo — compreendidos no trabalho
pedagógico do conhecimento histórico —, esta ainda se apresenta bastante superficial
na problematização de certas questões, sobretudo, no que diz respeito à orientação
crítica de uma organização curricular que permita a decolonização ou o repensamento
da história da África e cultura afro-brasileira. Por último, essa pesquisa se mostra
como um horizonte inacabado, uma vez que o próprio currículo é algo em constante
construção, o que nos implica dizer que é um objeto de pesquisa que não se esgota
neste estudo, devendo, pois, ser desdobrado e aprofundado em investigações
posteriores
Descrição:
SILVA, P. F. História da África e afro-brasileira na proposta curricular paraibana: considerações sobre a perspectiva decolonial nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.