Resumo:
Este artigo tem como objetivo compartilhar experiências pessoais sobre os desafios enfrentados na educação em áreas rurais, destacando as oportunidades de aprendizado e crescimento. De forma específica, buscamos: 1. Identificar os principais desafios enfrentados pela pesquisadora durante sua trajetória educacional; 2. Compreender as esperanças e expectativas que motivaram a pesquisadora a ingressar na vida universitária; 3. Refletir criticamente sobre como as experiências vivenciadas no contexto rural contribuíram para o desenvolvimento de aprendizagens significativas durante o curso universitário. A pesquisa foi norteada pela seguinte pergunta: Quais são as experiências pessoais vivenciadas ao lidar com os desafios da educação em áreas rurais, e como essas experiências podem contribuir para um debate mais amplo sobre políticas educacionais na Educação do Campo? Utilizamos auto-res como Bourdieu (2014), Caldart (2012), Molina (1999), Bourdieu (2007), entre outros, que contribuíram para a fundamentação teórica deste trabalho. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, conforme Ludke (1986), e incluiu análise com observação participante das narrativas sobre a trajetória da pesquisadora. A trajetória da autora reflete uma narrativa de desafios vividos na educação rural, destacando o papel transformador da experiência e ressalta a importância de políticas públicas em Educação do Campo.
Descrição:
ALVES, Jamilly Andrade. Narrativas de Si e Educação do Campo: do grupo escolar à universidade. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.