dc.contributor.author |
Alves, Jamilly Andrade |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-25T20:14:19Z |
|
dc.date.available |
2024-11-25T20:14:19Z |
|
dc.date.issued |
2024-10-30 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.98 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32905 |
|
dc.description |
ALVES, Jamilly Andrade. Narrativas de Si e Educação do Campo: do grupo escolar à universidade. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo compartilhar experiências pessoais sobre os desafios enfrentados na educação em áreas rurais, destacando as oportunidades de aprendizado e crescimento. De forma específica, buscamos: 1. Identificar os principais desafios enfrentados pela pesquisadora durante sua trajetória educacional; 2. Compreender as esperanças e expectativas que motivaram a pesquisadora a ingressar na vida universitária; 3. Refletir criticamente sobre como as experiências vivenciadas no contexto rural contribuíram para o desenvolvimento de aprendizagens significativas durante o curso universitário. A pesquisa foi norteada pela seguinte pergunta: Quais são as experiências pessoais vivenciadas ao lidar com os desafios da educação em áreas rurais, e como essas experiências podem contribuir para um debate mais amplo sobre políticas educacionais na Educação do Campo? Utilizamos auto-res como Bourdieu (2014), Caldart (2012), Molina (1999), Bourdieu (2007), entre outros, que contribuíram para a fundamentação teórica deste trabalho. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, conforme Ludke (1986), e incluiu análise com observação participante das narrativas sobre a trajetória da pesquisadora. A trajetória da autora reflete uma narrativa de desafios vividos na educação rural, destacando o papel transformador da experiência e ressalta a importância de políticas públicas em Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Kamila Karine dos Santos Wanderley |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativas de si |
pt_BR |
dc.subject |
Desigualdades educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Acesso ao ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.title |
Narrativas de si e educação do campo: do grupo escolar à Universidade |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |