UEPB - Repositório Digital

Narrativas de si e educação do campo: do grupo escolar à Universidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Jamilly Andrade
dc.date.accessioned 2024-11-25T20:14:19Z
dc.date.available 2024-11-25T20:14:19Z
dc.date.issued 2024-10-30
dc.identifier.other CDD 370.98
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32905
dc.description ALVES, Jamilly Andrade. Narrativas de Si e Educação do Campo: do grupo escolar à universidade. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo compartilhar experiências pessoais sobre os desafios enfrentados na educação em áreas rurais, destacando as oportunidades de aprendizado e crescimento. De forma específica, buscamos: 1. Identificar os principais desafios enfrentados pela pesquisadora durante sua trajetória educacional; 2. Compreender as esperanças e expectativas que motivaram a pesquisadora a ingressar na vida universitária; 3. Refletir criticamente sobre como as experiências vivenciadas no contexto rural contribuíram para o desenvolvimento de aprendizagens significativas durante o curso universitário. A pesquisa foi norteada pela seguinte pergunta: Quais são as experiências pessoais vivenciadas ao lidar com os desafios da educação em áreas rurais, e como essas experiências podem contribuir para um debate mais amplo sobre políticas educacionais na Educação do Campo? Utilizamos auto-res como Bourdieu (2014), Caldart (2012), Molina (1999), Bourdieu (2007), entre outros, que contribuíram para a fundamentação teórica deste trabalho. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, conforme Ludke (1986), e incluiu análise com observação participante das narrativas sobre a trajetória da pesquisadora. A trajetória da autora reflete uma narrativa de desafios vividos na educação rural, destacando o papel transformador da experiência e ressalta a importância de políticas públicas em Educação do Campo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Kamila Karine dos Santos Wanderley pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Narrativas de si pt_BR
dc.subject Desigualdades educacionais pt_BR
dc.subject Acesso ao ensino superior pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.title Narrativas de si e educação do campo: do grupo escolar à Universidade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta