Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da Extensão Universitária na formação docente na Educação do Campo, sistematizando as experiências das/os estudantes no Projeto de Extensão e avaliando suas percepções sobre como essas vivências influenciaram sua formação. Para isto, foi adotada uma abordagem metodológica que combina a Pesquisa-Ação de Thiollent (1985) e a Sistematização de Experiências de Holliday (2006), composta por três momentos: Arquivos de sistematização; estudo do referencial teórico e análise do processo vivido. Buscando responder a seguinte pergunta: Como as vivências no Projeto de Extensão "Formação Docente: Oficinas Pedagógicas em Interface com a Educação do Campo", contribuem para a formação docente dos estudantes de Pedagogia no contexto da Educação do Campo?. A fundamentação teórica se baseou nos escritos de Caldart (2012), Santos (2020), Vieiro (2018), Cruz (2017), Holliday (2006), entre outros autores que contribuíram para a compreensão e debate da temática. Diante disso, a sistematização das experiências vividas durante o Projeto de Extensão, juntamente com os resultados do questionário, revelou que as atividades extensionistas criaram um espaço propício para o diálogo sobre a Educação do Campo e a interação com o meio rural. Foi possível concluir que ao possuir uma metodologia, alicerçada na Educação Popular, o projeto contribuiu para a formação de pedagogas/os comprometidas/os e sensíveis às questões da Educação do Campo, que reconhecem as especificidades do meio rural.
Descrição:
SEBASTIAO, Lidiana Luiz. Extensão universitária, educação do campo e formação docente: um relato de experiência sistematizado. 2024. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.