UEPB - Repositório Digital

Extensão universitária, educação do campo e formação docente: um relato de experiência sistematizado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sebastiao, Lidiana Luiz
dc.date.accessioned 2024-11-26T00:08:22Z
dc.date.available 2024-11-26T00:08:22Z
dc.date.issued 2024-10-30
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32913
dc.description SEBASTIAO, Lidiana Luiz. Extensão universitária, educação do campo e formação docente: um relato de experiência sistematizado. 2024. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da Extensão Universitária na formação docente na Educação do Campo, sistematizando as experiências das/os estudantes no Projeto de Extensão e avaliando suas percepções sobre como essas vivências influenciaram sua formação. Para isto, foi adotada uma abordagem metodológica que combina a Pesquisa-Ação de Thiollent (1985) e a Sistematização de Experiências de Holliday (2006), composta por três momentos: Arquivos de sistematização; estudo do referencial teórico e análise do processo vivido. Buscando responder a seguinte pergunta: Como as vivências no Projeto de Extensão "Formação Docente: Oficinas Pedagógicas em Interface com a Educação do Campo", contribuem para a formação docente dos estudantes de Pedagogia no contexto da Educação do Campo?. A fundamentação teórica se baseou nos escritos de Caldart (2012), Santos (2020), Vieiro (2018), Cruz (2017), Holliday (2006), entre outros autores que contribuíram para a compreensão e debate da temática. Diante disso, a sistematização das experiências vividas durante o Projeto de Extensão, juntamente com os resultados do questionário, revelou que as atividades extensionistas criaram um espaço propício para o diálogo sobre a Educação do Campo e a interação com o meio rural. Foi possível concluir que ao possuir uma metodologia, alicerçada na Educação Popular, o projeto contribuiu para a formação de pedagogas/os comprometidas/os e sensíveis às questões da Educação do Campo, que reconhecem as especificidades do meio rural. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Kamila Karina dos Santos Wanderley pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Extensão Universitária pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.subject Sistematização de Experiência pt_BR
dc.title Extensão universitária, educação do campo e formação docente: um relato de experiência sistematizado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta