Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso propõe uma investigação sobre a utilização de materiais didáticos, em particular jogos matemáticos, como uma das formas de minimizar as dificuldades no processo de ensino aprendizagem no ensino da álgebra. Tem como objetivo refletir sobre a aplicação do jogo roleta das expressões algébricas e investigar como esse material pode facilitar o aprendizado do aluno e quais as limitações que possam vir a ocorrer. Considerando o objetivo central deste estudo, nossa pesquisa foi de natureza experimental e exploratória, com produção de dados coletados através da aplicação do jogo, uma vez que o experimento foi realizado na Escola Municipal “João de Fontes Rangel” na cidade de Tenório - PB. Os alunos que participaram da nossa pesquisa fazem parte das turmas do 8º e 9º ano da manhã do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, onde a atividade com o jogo foi realizada com a participação dos alunos em grupos. Como fundamentação teórica utilizamos como autor principal Lorenzato, entre outros. A partir dos resultados encontrados, destacamos a importância da utilização de novas metodologias no ensino e aprendizagem da matemática, que apontam para a necessidade de inovar no ensino dessa disciplina, buscando melhorias que possam modificar a percepção do aluno que ver a disciplina como de difícil compreensão. Por fim, concluímos que a utilização do lúdico e que a inovação nas aulas de matemática, contribui para um melhor aprendizado dos alunos, mesmo isso demandando um trabalho maior para nós professores, mas que é muito prazeroso e gratificante ver o desenvolvimento dos alunos, pois proporcionamos prazer e diversão além de muita aprendizagem.
Descrição:
AZEVEDO, Vilani Gomes . Materiais didáticos no ensino de matemática: uma experiência com o jogo roleta algébrica. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.