Resumo:
Estamos sujeitos a acidentes imprevisíveis em qualquer ambiente, que podem impactar nossa saúde em diferentes níveis, dependendo dos cuidados iniciais. O objetivo deste estudo foi analisar a importância do conhecimento e das práticas de primeiros socorros como conteúdo da Educação Física para estudantes do ensino fundamental e propor orientações/técnicas de primeiros socorros como temática nessas aulas. Trata-se de uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, com base teórica em autores como Liberal (2005), Garcia (2008), Costa (2003), e na Base Nacional Comum Curricular de 2017, utilizando como fontes de pesquisa o Google Acadêmico, SciELO e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). O estudo evidencia a necessidade de respostas rápidas a emergências, destacando que professores e alunos treinados contribuem para um ambiente mais seguro, sendo capazes de reagir a acidentes como obstruções de vias aéreas, paradas cardiorrespiratórias e hemorragias. Conclui-se que a inclusão de primeiros socorros nas aulas de educação física é fundamental, considerando os frequentes acidentes nas escolas, para tornar as instituições de ensino mais seguras.
Descrição:
RODRIGUES, Kratza Fêniz Menezes. Primeiros socorros como tematização de conteúdos da educação física escolar: uma necessidade de vida. 2024.Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.