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O período pandêmico e o período pós pandêmico apresentaram diversos desafios para os alunos da educação básica em Matemática. Durante a pandemia houve a transição do modo presencial para o ensino remoto, onde tanto os alunos quanto os professores tiveram que se adaptarem de forma abrupta. O presente trabalho buscou analisar, de maneira breve, quais os impactos sofridos por parte dos alunos na aprendizagem em Matemática no período da pandemia. Assim, foi realizado um questionário em uma escola pública de Campina Grande, Paraíba, com professores de Matemática e alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio. Os professores relataram que muitos dos alunos apresentaram lacunas no conhecimento devido à suspenção das aulas presenciais e com o retorno das aulas presenciais também tiveram falta de concentração, ansiedade e uso excessivo do celular. Com relação aos alunos, a maioria disse não ter aprendido muita coisa, tendo em vista que já apresentavam dificuldades em Matemática anterior à pandemia, como efetuar divisões, por exemplo. Com ela, agravou ainda mais este problema, além da falta de equipamentos adequados para assistir as aulas durante o período remoto. Desta forma, concluímos que houve falta de treinamento e familiaridade com as tecnologias digitais, dificultando o processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Houve desigualdade no acesso à tecnologia, pois nem todos os alunos tiveram acesso a dispositivos adequados ou uma conexão estável à internet. A falta de motivação por parte dos alunos, a ausência do ambiente físico escolar os afetou em relação ao engajamento e a participação deles em sala. Entretanto, os professores estão se adaptando à grade curricular para ajudar os alunos a superarem as dificuldades em Matemática e alcançarem os objetivos de aprendizagem. |
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