UEPB - Repositório Digital

Reabilitação neuropsicológica em crianças com transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão integrativa da literatura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Ana Lúcia Lira
dc.date.accessioned 2024-11-28T13:56:01Z
dc.date.available 2024-11-28T13:56:01Z
dc.date.issued 2024-06-07
dc.identifier.other CDD 150
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32954
dc.description SILVA, Ana Lúcia Lira. Reabilitação neuropsicológica em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma revisão integrativa da literatura. 2024. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O processo de reabilitação neuropsicológica é considerado atualmente como uma das abordagens mais eficazes para o tratamento de disfunções cerebrais, permitindo evoluções a níveis cognitivos, comportamentais e emocionais dos sujeitos. Dessa forma, as crianças com Transtorno do Espectro Autista se beneficiam dessa intervenção, especialmente por ele estar incluído no grupo dos transtornos que afetam o neurodesenvolvimento. A esse respeito, o presente estudo buscou compreender como a literatura aborda a relação da reabilitação neuropsicológica em crianças com TEA. Para tanto, o presente artigo tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, como a reabilitação neuropsicológica em crianças com TEA foi abordada entre 2014 e 2024. A pesquisa foi realizada por meio de buscas nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), National Library of Medicine (PubMed) e The Science Electronic Library Online (SciELO), utilizando descritores relacionados à temática que após os procedimentos de triagem e seleção, resultaram na análise final de 5 artigos. Os artigos incluídos na revisão seguiram os critérios de serem publicados durante os anos de 2014 a 2024 nos idiomas português, inglês e espanhol com a disponibilidade de seus textos completos. Em seu método de análise foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados encontrados nestes artigos indicam a reabilitação neuropsicológica como um meio capaz para reduzir, compensar ou lidar melhor com os acometimentos decorrentes do TEA em crianças. Sendo possível compreender os efeitos ocasionados pela reabilitação neuropsicológica em crianças autistas que se submetem a este tratamento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadror: Prof. Esp. Thiago Silva Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Reabilitação neuropsicológica pt_BR
dc.subject Transtorno do espectro autista pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.title Reabilitação neuropsicológica em crianças com transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão integrativa da literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta