Resumo:
O objetivo geral desse trabalho consiste em analisar a relação professor/aluno no
processo de ensino-aprendizagem da educação infantil, analisando as concepções de
alguns professores da rede municipal de ensino do brejo paraibano. O embasamento
teórico se deu através das leituras de alguns teóricos, tais como Mello; Rubio (2013),
Mendes (2022), Barbosa, (2009), Ornelas; Mingareli; Mata (2020) e Brait et al., (2010).
O estudo foi de cunho quantitativo, sendo realizado com a participação de
professores(as) de escolas da rede municipal de ensino de Lagoa de Dentro-PB,
sendo profissionais que atuam na educação infantil e no Ensino Fundamental I. Para
a obtenção dos dados foi aplicado um questionário semiestruturado, com questões de
múltiplas escolhas e abertas referentes às informações pertinentes ao universo
educacional das vivências de professores(as) que se encontram em sala de aula,
cotidianamente observando de que modo as relações entre professor-aluno ocorrem
no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo a pesquisa tornou-se possível.
Como resultado, chegou-se à conclusão que a relação professor-aluno possui
diversas camadas dentro do processo de ensino-aprendizagem, e dentro da
complexidade que existe, a autoridade, o respeito em sala de aula não é impeditivo
para que o professor não seja afetuoso, do mesmo modo que organização não é
sinônimo de ser ríspido ou frio em sala de aula.
Descrição:
ADELAIDE, Thayssa Amanda da Costa. A relação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil: análise de alguns professores(as) de escolas públicas do brejo paraibano. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.