UEPB - Repositório Digital

A relação professor/aluno no processo de ensino aprendizagem da educação infantil: análises e concepções de alguns professores (as) de escolas públicas do brejo paraibano

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Adelaide, Thayssa Amanda da Costa
dc.date.accessioned 2024-11-28T17:51:06Z
dc.date.available 2024-11-28T17:51:06Z
dc.date.issued 2024-11-13
dc.identifier.other CDD 372.21
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32977
dc.description ADELAIDE, Thayssa Amanda da Costa. A relação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil: análise de alguns professores(as) de escolas públicas do brejo paraibano. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo geral desse trabalho consiste em analisar a relação professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil, analisando as concepções de alguns professores da rede municipal de ensino do brejo paraibano. O embasamento teórico se deu através das leituras de alguns teóricos, tais como Mello; Rubio (2013), Mendes (2022), Barbosa, (2009), Ornelas; Mingareli; Mata (2020) e Brait et al., (2010). O estudo foi de cunho quantitativo, sendo realizado com a participação de professores(as) de escolas da rede municipal de ensino de Lagoa de Dentro-PB, sendo profissionais que atuam na educação infantil e no Ensino Fundamental I. Para a obtenção dos dados foi aplicado um questionário semiestruturado, com questões de múltiplas escolhas e abertas referentes às informações pertinentes ao universo educacional das vivências de professores(as) que se encontram em sala de aula, cotidianamente observando de que modo as relações entre professor-aluno ocorrem no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo a pesquisa tornou-se possível. Como resultado, chegou-se à conclusão que a relação professor-aluno possui diversas camadas dentro do processo de ensino-aprendizagem, e dentro da complexidade que existe, a autoridade, o respeito em sala de aula não é impeditivo para que o professor não seja afetuoso, do mesmo modo que organização não é sinônimo de ser ríspido ou frio em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Aluno pt_BR
dc.title A relação professor/aluno no processo de ensino aprendizagem da educação infantil: análises e concepções de alguns professores (as) de escolas públicas do brejo paraibano pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta