Resumo:
O trabalho em questão propõe a análise da obra Menina bonita do laço de fita (1986),
de Ana Maria Machado, com o objetivo de verificar de que maneira a questão racial
se configura no material estudado, para, num segundo momento, sugerir uma
abordagem a partir dessa narrativa voltada para os anos iniciais do Ensino
Fundamental. A escolha do livro se justifica pela forma poética e delicada com que a
autora celebra a beleza negra, aspecto que tende a favorecer a aproximação do
público infantil com o texto, especialmente as crianças negras que tendem, em contato
com a leitura, a se identificarem com a “menina bonita do laço de fita”, além de
possibilitar uma reflexão sobre identidade e respeito à diversidade racial. A pesquisa
busca, portanto, analisar a obra, evidenciando seu ludismo e propondo uma vivência
que explore este aspecto no livro, procurando estimular a participação dos alunos e
promovendo a leitura de forma prazerosa e criativa. A metodologia adotada é de
caráter bibliográfico, com base em autores como Coelho (1991), Cunha (2003), e
Severino (2007), que fundamentam a pesquisa e ajudam a contextualizar a produção
literária infantil de Ana Maria Machado. A análise evidencia que a linguagem na
narrativa se apoia no ludismo sonoro que se observa no próprio título do texto e se
estende para outros recursos sonoros como repetições, refrão reiterativo e uso de
palavras cuja sonoridade tende a aproximar o texto da música, dando ritmo e
ludicidade ao texto. Esperamos que a abordagem sugerida estimule outros
professores a explorarem mais a obra de Ana Maria Machado em sala de aula, cuja
obra pode ampliar os horizontes de expectativa de crianças e jovens.
Descrição:
FERREIRA, D. S. Menina bonita do laço de fita na sala de aula: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Potuguês) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024.