UEPB - Repositório Digital

Menina bonita do laço de fita na sala de aula: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Danielle da Silva
dc.date.accessioned 2024-11-29T12:08:24Z
dc.date.available 2024-11-29T12:08:24Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.other CDD 372.21
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32994
dc.description FERREIRA, D. S. Menina bonita do laço de fita na sala de aula: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Potuguês) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho em questão propõe a análise da obra Menina bonita do laço de fita (1986), de Ana Maria Machado, com o objetivo de verificar de que maneira a questão racial se configura no material estudado, para, num segundo momento, sugerir uma abordagem a partir dessa narrativa voltada para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A escolha do livro se justifica pela forma poética e delicada com que a autora celebra a beleza negra, aspecto que tende a favorecer a aproximação do público infantil com o texto, especialmente as crianças negras que tendem, em contato com a leitura, a se identificarem com a “menina bonita do laço de fita”, além de possibilitar uma reflexão sobre identidade e respeito à diversidade racial. A pesquisa busca, portanto, analisar a obra, evidenciando seu ludismo e propondo uma vivência que explore este aspecto no livro, procurando estimular a participação dos alunos e promovendo a leitura de forma prazerosa e criativa. A metodologia adotada é de caráter bibliográfico, com base em autores como Coelho (1991), Cunha (2003), e Severino (2007), que fundamentam a pesquisa e ajudam a contextualizar a produção literária infantil de Ana Maria Machado. A análise evidencia que a linguagem na narrativa se apoia no ludismo sonoro que se observa no próprio título do texto e se estende para outros recursos sonoros como repetições, refrão reiterativo e uso de palavras cuja sonoridade tende a aproximar o texto da música, dando ritmo e ludicidade ao texto. Esperamos que a abordagem sugerida estimule outros professores a explorarem mais a obra de Ana Maria Machado em sala de aula, cuja obra pode ampliar os horizontes de expectativa de crianças e jovens. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Vaneide Lima Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Menina bonita do laço de fita pt_BR
dc.subject Ana Maria Machado pt_BR
dc.subject Abordagem em sala de aula pt_BR
dc.title Menina bonita do laço de fita na sala de aula: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta