Resumo:
Este estudo aborda a Pedagogia da Escuta e o protagonismo da criança na educação
infantil à luz de Edwards, Gandini e Forman na obra “As cem linguagens da criança”
(1999) e Friedmann na obra “A vez e voz das crianças” (2020). O estudo é de cunho
qualitativo, visando descrever a realidade de cada docente segundo as suas
compreensões, deste modo, foi realizado mediante aplicação de questionários
disponibilizados para aqueles/as que atuam na educação infantil (creches e préescolas) em diferentes escolas do Estado da Paraíba, tendo como objetivo investigar
o conhecimento que os professores/as da educação básica têm sobre a Pedagogia
da Escuta no tocante ao protagonismo infantil e o planejamento escolar. Os resultados
do estudo apontam que, a maioria dos professores(a), possuem uma base sobre a
Pedagogia da Escuta e protagonismo da criança na Educação infantil e, aqueles/as
que têm a possibilidade real de exercê-la, a propaga de uma forma ativa. Desta forma,
a pesquisa reafirma a importância da instituição escolar e educacional, dos
professores e da comunidade estarem alinhados no mesmo propósito, para que
assim, possam criar dias melhores para todos/as.
Descrição:
BENTO, Lairiane da Silva. Pedagogia da Escuta: as crianças como protagonistas no planejamento da educação infantil. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.