UEPB - Repositório Digital

Pedagogia da escuta: as crianças como protagonistas no planejamento da educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bento, Lairiane da Silva
dc.date.accessioned 2024-11-29T12:16:41Z
dc.date.available 2024-11-29T12:16:41Z
dc.date.issued 2024-11-18
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32995
dc.description BENTO, Lairiane da Silva. Pedagogia da Escuta: as crianças como protagonistas no planejamento da educação infantil. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo aborda a Pedagogia da Escuta e o protagonismo da criança na educação infantil à luz de Edwards, Gandini e Forman na obra “As cem linguagens da criança” (1999) e Friedmann na obra “A vez e voz das crianças” (2020). O estudo é de cunho qualitativo, visando descrever a realidade de cada docente segundo as suas compreensões, deste modo, foi realizado mediante aplicação de questionários disponibilizados para aqueles/as que atuam na educação infantil (creches e préescolas) em diferentes escolas do Estado da Paraíba, tendo como objetivo investigar o conhecimento que os professores/as da educação básica têm sobre a Pedagogia da Escuta no tocante ao protagonismo infantil e o planejamento escolar. Os resultados do estudo apontam que, a maioria dos professores(a), possuem uma base sobre a Pedagogia da Escuta e protagonismo da criança na Educação infantil e, aqueles/as que têm a possibilidade real de exercê-la, a propaga de uma forma ativa. Desta forma, a pesquisa reafirma a importância da instituição escolar e educacional, dos professores e da comunidade estarem alinhados no mesmo propósito, para que assim, possam criar dias melhores para todos/as. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Rita de Cássia da Rocha Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pedagogia da Escuta pt_BR
dc.subject Protagonismo infantil pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.title Pedagogia da escuta: as crianças como protagonistas no planejamento da educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta